Coordenador : Júlia Rabetti Giannella
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389615.2201.377077.14022023
Departamento/Setor: TDT
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : À medida que o presente projeto visa apoiar a divulgação de outros projetos de extensão da UFF que, por sua vez, deseja aumentar o diálogo com a comunidade externa, nosso público-alvo pode ser dividido em dois grupos: público-alvo direto e público-alvo indireto. Nosso público-alvo direto é a comunidade interna da UFF, formada por docentes, discentes e técnico-administrativos que atuam nas mais de 1053 ações extensionistas cadastradas no SigProj (PROEX-UFF, 2019). À medida que este projeto também visa promover a área de Design da Informação (DI), o público-alvo é formado por estudantes, pesquisadores e profissionais interessados na área de DI. Nosso público-alvo indireto é constituído pelos públicos específicos das atividades extensionistas da UFF. Nesse sentido, representa os diferentes segmentos da sociedade que as atividades extensionistas, individual ou coletivamente, visam alcançar e se aproximar. A partir de uma metodologia de projeto baseada em design, em cada projeto de desenvolvimento de artefatos gráfico-informacionais haverá uma etapa de delimitação (briefing) em que o público-alvo específico daquela atividade extensionista será identificado para potencializar a ação de divulgação.
Local de atuação: O projeto será realizado de forma híbrida, alternando o trabalho remoto via home-office e a utilização das instalações da UFF, mais precisamente o laboratório de informática do Departamento de Desenho Industrial (TDT), localizado Rua Passos da Pátria, 156, sala 563-B, São Domingos, e as instalações do ​​Centro de Apoio à Extensão (CEA/EX) da PROEX.
Objetivo
Gerais: A partir dos preceitos do Design da Informação (DI), oferecer à comunidade acadêmica da UFF um sistema de apoio à divulgação de suas atividades de extensão (cursos, eventos, projetos, programas, etc.) por meio do planejamento e desenvolvimento de artefatos gráfico-informacionais impressos e/ou digitais (pôsteres, folders, panfletos, cartazes, banners, posts de redes sociais, etc.), logotipos e sinalização, contribuindo para um maior alcance e visibilidade dessas atividades dentro e fora da comunidade acadêmica. Específicos: Produzir material gráfico-informacional de qualidade segundo parâmetros de confiabilidade, utilidade e atratividade para a comunidade acadêmica da UFF; Divulgar atividades de extensão realizadas na UFF alcançando principalmente a comunidade externa; Aprimorar os processos/produtos desenvolvidos no Centro de Apoio à Extensão (CEA/EX), setor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFF, por meio da incorporação de conhecimentos de Design da Informação; Promover atividades de pesquisa em DI alcançando a comunidade externa; Beneficiar a formação dos estudantes envolvidos no projeto de extensão a partir da integração entre prática profissional na área de design e atividade acadêmica; Contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão no campo do design, sobretudo na área de design da informação.
Resumo
O projeto tem como objetivo oferecer à comunidade acadêmica da UFF um sistema de apoio, mediante parceria, à divulgação de suas atividades de extensão (cursos, eventos, projetos, programas, etc.) visando alcançar o público externo à Universidade. Este objetivo será alcançado por meio do planejamento e desenvolvimento de artefatos gráfico-informacionais impressos e/ou digitais (pôsteres, folders, panfletos, cartazes, banners, posts de redes sociais, etc.), logotipos e sinalização elaborados a partir de princípios teórico-metodológicos do Design da Informação, disciplina do Design cujo propósito é a definição, planejamento e configuração do conteúdo de uma mensagem e dos ambientes em que ela é apresentada, com a intenção de satisfazer as necessidades informacionais dos destinatários pretendidos e de promover eficiência comunicativa. Para tal, o projeto realiza parceria com o Centro de Apoio à Extensão (CEA/EX), setor vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da UFF que atua recebendo solicitações e produzindo peças gráficas como material de divulgação para as atividades extensionistas da Universidade. Como objetivo secundário, o projeto visa contribuir para a integração entre ensino, pesquisa e extensão no campo do design, sobretudo na área de Design da Informação. Para tal, busca inserir a prática profissional em design na atividade acadêmica dos estudantes envolvidos no projeto e promover atividades de elaboração e/ou análise de artefatos gráfico-informacionais vinculadas às disciplinas obrigatórias e/ou optativas do curso de Desenho Industrial. Por fim, busca envolver os extensionistas na pesquisa produzida em Design da informação através da elaboração de conteúdo e material gráfico para promover a área de conhecimento.